sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A LUTA PELA UNIVERSIDADE DO SEMI-ÁRIDO NO SERTÃO CENTRAL

A idéia de construir a UFERSA – Angicos nasceu no Sertão da Bahia, em dezembro de 2006, quando o reitor acompanhado de mais dois pró-reitores retornavam de um Seminário em Salvador organizado pela UFBA sobre o projeto Universidade Nova com apresentações de algumas IFES sobre a expansão territorial iniciada em 2003. Nestes dois anos a administração central da UFERSA catalisou diversas ações, voltadas para a expansão territorial da UFERSA.
· As ações foram iniciadas em Janeiro de 2007 com a criação de uma Comissão formada pelos docentes Walter Martins, Milton Morais e José Arimatea de Matos visando a expansão territorial da UFERSA, cuja proposição inicial da Reitoria apontava para três campi: Pau dos Ferros, Limoeiro do Norte e Angicos. Em seguida, ocorreram diversas reuniões na região e em Brasília, as quais culminaram com a liberação do Campus da UFERSA em Angicos. Vejamos abaixo:
· Visita de uma comitiva de Pau dos Ferros a Reitoria da UFERSA
· Encontro na Câmara Municipal de Pau dos Ferros para discutir o projeto do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros
· Encontro na ACDA – Apodi: Compromisso dos políticos (deputados e senadores) de trocar Limoeiro do Norte por Apodi
· Encontro no BNB – Pau dos Ferros para apresentação de um estudo de viabilidade da UFERSA em Pau dos Ferros
· Visitas à Reitoria da UFERSA de comitivas da Sociedade de Assu, Caraúbas, Apodi, Angicos e Pau dos Ferros acompanhadas dos prefeitos municipais para tratar da instalação da UFERSA nestes municípios.
· Visita de uma comitiva da UFERSA à comunidade de Melancia – Apodi para tratar da instalação do Campus naquele povoado
· Encontro em Assu na Câmara Municipal para discutir a viabilidade da troca de Angicos por Assu
· Encontro dos prefeitos com a Governadora Wilma de Faria para discutir o apoio da Governadora ao projeto de expansão territorial da UFERSA
· Encontro na Praça Pública em Angicos com a presença de diversos parlamentares federais e estaduais para discutir o apoio ao projeto
· Reunião da Bancada do RN com o Secretário de Ensino Superior Ronado Mota: Compromisso do Secretário: Se os parlamentares alocarem recursos para a construção dos Campi o MEC apoiará na liberação de recursos de custeio e contratação de docentes.
· Viagem do Vice-reitor à Terezina – PI para conhecer o projeto de expansão da UFPI e adaptá-lo para a UFERSA
· Análise do projeto Reuni pelo CONSEPE, contendo a expansão territorial (Angicos, Pau dos Ferros e Apodi)
· Análise e Homologação pelo CONSUNI do projeto incluindo os campi, mesmo sem a garantia de recursos dentro da rubrica do Reuni.
· Assinatura do Acordo de Metas do Reuni em Brasília: o acordo não contempla recursos para os campi.
· Reunião agendada pelo prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego com o Presidente do Senado solicitando a interferência junto ao Ministro da Educação para aprovar o projeto de expansão territorial
· Envio de técnicos a Apodi e Pau dos Ferros para identificar os locais de construção dos Campi
· Reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad agendada pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho: O ministro disse que não incluiria o projeto dentro do Reuni, mas recomendou ao reitor da UFERSA a apresentar um projeto à parte para a expansão. Ele disse ainda que não recomendava a instalação dos campi em Apodi e Pau dos Ferros, porque estes dois municípios estavam sendo contemplados com CEFET`s que iriam se transformar em IFET`s, condição para oficializá-los como instituições de ensino superior. Ele disse ainda que não justificava o Governo ter duas instituições no mesmo município. O presidente do Senado não pôde para participar da Reunião.
· Reunião da Presidente do Senado com o ministro da educação em exercício José Henrique Paim: O ministro assumiu o compromisso de incluir o Campus de Angicos na expansão da UFERSA e autorizou a sua equipe a dialogar com a Reitoria da UFERSA para tratar da liberação de recursos imediata.
· Ligação telefônica da Professora Maria Ieda Costa Diniz (DIFES) para convidar o reitor para uma reunião em Brasília para tratar da instalação do Campus de Angicos.
· Reunião do Reitor com a Diretora Maria Ieda Costa Diniz (DIFES) para discutir o orçamento do Campus: O MEC assumiu o compromisso de liberar a contratação de docentes efetivos ainda em 2008. Ficou acordado também que 50% dos recursos de capital serão oriundos de Emenda de Bancada.
· Visitas do Reitor e equipe a Angicos para tratar do local de instalação do Campus: O Patrimônio da União liberou uma área de 160 hectares situada na zona urbana do município para a instalação do Campus.
· Visita do reitor da UFERSA, acompanhado dos pró-reitores de Planejamento e Administração e de Graduação ao Centro de Educação e Saúde – CES, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de conhecer as instalações daquela unidade, visando avaliar a possibilidade de utilizar os projetos de suas edificações como referência para a elaboração do projeto executivo do campus da UFERSA a ser construído em Angicos. Como resultado da visita, ficou evidenciado que, devido às semelhanças de finalidade e porte do campus, os projetos arquitetônicos do campus de Cuité poderiam ser aproveitados, com pequenas adaptações, às necessidades acadêmicas e administrativas do campus da UFERSA em Angicos. Imediatamente, a UFERSA solicitou à UFCG a cessão de direito de uso dos projetos das edificações, sendo prontamente atendida pelo reitor da UFCG, prof. Thompson Fernandes Mariz.
· Liberação no Orçamento da UFERSA 2008 de R$ 7 milhões para a construção da Primeira Etapa do Campus de Angicos
· Abertura de concurso público para contratação de docentes para ministrar aulas no primeiro semestre de 2009.
· Abertura de concurso vestibular para os discentes que ingressarão no primeiro semestre de 2009
· Autorização pelo MEC de abertura de Edital Público para contratação de servidores técnico-administrativos
· Contratação de empresa especializada para elaborar o Plano Diretor do Campus de Angicos e projetos de todas as edificações
· Levantamento de preços dos equipamentos de informática, de laboratório, móveis de escritório e material bibliográfico.