quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CT INFRA NO SEMIÁRIDO

CT INFRA AMPLIA A COMPETÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO SEMI-ÁRIDO
A implantação do CT INFRA pela FINEP foi fundamental para a ampliação das competências das Instituições de Ensino Superior Públicas e dos Institutos de Pesquisa em todo o país, mas em nenhum local deste imenso país o CT Infra teve tanto impacto como no Semi-árido do RN. Antes da implantação do CT INFRA a Universidade do Semi-árido (Ex-Escola Superior de Agricultura de Mossoró) possuía apenas um curso de mestrado em Agronomia: Fitotecnia. A partir da alocação de recursos do CT INFRA a Universidade do Semi-árido conseguiu inicialmente implantar os cursos de mestrado em Irrigação e Drenagem e em Ciência Animal e incrementar o programa de pós-graduação em Agronomia: Fitotecnia para o nível de doutorado, sendo este o primeiro curso de doutorado verdadeiramente instalado no Semi-árido. Em seguida, a Universidade do Semi-árido implantou os cursos de mestrado em Ciência da computação e em Ciência do Solo e no ano passado conseguiu aprovar em conjunto com a UFRN o programa de pós-graduação em Produção Animal. É claro que o crescimento da pós-graduação na Universidade do Semi-árido só foi possível graças ao incremento do quadro de docentes nos programas de expansão da Secretaria de Educação Superior, mas se não fosse a alocação de recursos da FINEP via CT INFRA a Instituição não teria equipado os laboratórios dos departamentos de Ciências Vegetais, Ciência Animal e Ciências Ambientais, condição ímpar para a aprovação e funcionamento de programas de mestrado e doutorado de qualidade.
Atualmente a Universidade do Semi-árido conta com pelo menos 10 laboratórios de qualidade que servem de apoio aos cursos de pós-graduação, sendo que o maior volume de recursos foi oriundo do programa CT INFRA.
Em resumo, o maior caso de sucesso da Universidade do Semi-árido em relação ao programa CT INFRA é o seu crescimento vertical, ou seja, a expansão dos programas de pós-graduação.
Os principais laboratórios beneficiados com recursos do CT INFRA foram: Laboratório Multidisciplinar de Agricultura Irrigada, Laboratório Multiusuários de Biologia Molecular e Celular, Laboratório de Patologia Pós-colheita, Laboratório de Mosca-das-frutas, Laboratório de Nutrição Animal, Laboratórios de Água e Solos, Complexo de Laboratórios de Ciência da Computação, Laboratório de Bioclimatologia e Bem Estar Animal e Laboratório de Irrigação.