quarta-feira, 4 de maio de 2011

Morada Nova em campanha para instalação do campus da UFERSA


Por Passos Jr

“O Vale necessita, Morada Nova merece”. Esse é o tema da campanha aberta nesta segunda-feira, 01/05, para mobilizar a classe política cearense e demais municípios do Vale do Jaguaribe para a instalação de um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido naquela região. Atendendo o convite da Prefeitura de Morada Nova, o diretor da UFERSA Angicos, professor Edcarlos Alves, participou do ato público proferindo uma palestra sobre a experiência da UFERSA Angicos. 


Com plenário da Câmara Municipal José Leandro da Silva completamente lotado, o ato publicou mobilizou representação de todo o município. “Esse é um momento oportuno e positivo ao unir todos os segmentos da sociedade em prol da educação”, afirmou o professor Edcarlos Alves. Na sua explanação, utilizando multimídia, o diretor da UFERSA Angicos fez um verdadeiro passeio mostrando toda a infraestrutura do campus da Universidade do Semi-Árido da região do Sertão Central.

Segundo o professor Edcarlos Alves, a UFERSA Angicos conta atualmente com 781 estudantes matriculados e com uma equipe formada por 52 professores e 30 servidores técnico-administrativos. O campus oferece quatro cursos de graduação: Ciência e Tecnologia, Sistema de Informação, Computação e Matemática, além do curso de pós-graduação. 


Complementando a palestra do diretor do campus de Angicos, o professor Gleidson Marques, informou que apesar de possuir apenas três anos, a UFERSA Angicos já mudou a realidade do município. “Antes da instalação, o número de habitantes apresentava uma queda a cada censo, depois da UFERSA, o município registrou um aumento de 300 habitantes, passando de uma população de 11.300 para 11.600”, informou, tomando como dados o Censo 2010.

O professor disse ainda que a UFERSA Angicos desenvolve importantes ações e projetos, citando o Cajusol, o Conexões de Saberes, o Cessa, o PIBID e o Pet Conexões, que totalizam uma captação de recursos na ordem de R$ 3,5 milhões. Com relação às bolsas assistenciais e de monitoria direcionadas aos estudantes são mais R$ 100 mil por mês.  


ARGUMENTOS – Durante o ato público não faltaram argumentos para justificar a campanha em prol da instalação da UFERSA em Morada Nova. Para o professor cearense da UFERSA Angicos, Franciné Maia, o município além de dispor das necessidades sociais, possui também condições de infraestrutura para receber o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Segundo o professor, o município é o mais viável em termos populacionais, econômicos e de educação. Com relação à infraestrutura, Franciné Maia afirma que Morada Nova está localizada no cinturão digital do sertão o que facilita a comunicação com o resto do mundo. “Todos os cabos de fibra óptica de Fortaleza passam pelo município tornando Morada Nova diferencial em se tratando de transmissão digital”, explicou o professor, o que em muito facilitará o ensino na modalidade à distância. 


Outro argumento é a disponibilidade hídrica da região no “eixão das águas” que vai da Barragem do Castanhão ao Porto do Pecém. O município também dispõe de uma área de 103 hectares para a construção do campus, além de possuir estrutura urbana para recebe a universidade. “Diariamente, mais de 500 estudantes são transportados para cursar o ensino superior em outras cidades”, informou. Outra justificativa é a localização do município na região central do Vale do Jaguaribe.

EXPERIÊNCIA – O prefeito de Angicos, Ronaldo Oliveira, também convidado para o ato público reforçou a importância da união política e da sociedade para a instalação da UFERSA em Morada Nova. “A educação não tem cores partidárias e não existe progresso sem a educação”, discursou o prefeito, enaltecendo a contribuição da Universidade do Semi-Árido no desenvolvimento de Angicos registrado nos últimos dois anos. 


 “O que depender da administração municipal tudo será feito para que Morada Nova seja contemplada com o campus da UFERSA”, discursou o prefeito anfitrião, Glauber Barbosa, adiantando que o principal trunfo para essa conquista é o argumento técnico. A campanha, o “Vale Necessita, Morada Nova merece”, já está sendo veiculada nas redes sociais e através de adesivos espalhados por toda a região.

Para o deputado estadual, delegado Cavalcante, também presente no ato público, o próximo passo agora é mostrar para os demais municípios do Vale do Jaguaribe esse potencial técnico existente em Morada Nova. “Vamos realizar uma maratona junto à bancada cearense para mais essa conquista que será do Vale do Jaguaribe”, reforçou.