sábado, 14 de fevereiro de 2009

A MAIOR BARRAGEM DO SEMIÁRIDO

VISITA AO COMPLEXO CASTANHÃO
Uma equipe de 20 docentes da Universidade Federal Rural do Semi-árido, a maioria formada por doutores recém-contratados visitaram no último dia 13 de fevereiro a barragem do Complexo Castanhão que é a maior obra do DNOCS nos 100 anos de existência.
O principal objetivo, além do conhecimento das instalações é a ampliação de campo de aulas práticas para os alunos de diferentes cursos de graduação, com ênfase para as graduações em Engenharia, Ecologia e Biotecnologia.
A Barragem do Castanhão acumula 6,8 bilhões de metros cúbicos de água, tem uma cota máxima de 106 m em relação ao nível do mar (Centro Dragão do mar em Fortaleza). É uma barragem de usos múltiplos da água (criação de peixes em tanques rede, assentamentos de pequenos produtores de frutas e criadores de gado de leite, perenização do Rio Jaguaribe com utilização da água nos perímetros irrigados do DIJA e do Tabuleiro de Russas, abastecimento do Canal da Integração que vai levar água até Fortelza e o Porto do Pecém e encontra-se em fase de negociação a instalação de usinas para o aproveitamento da água na geração de energia hidroelétrica). O volume de água ocupa uma extensão de 48 km com quase 400 km de Perímetro.
É pensamento dos gestores do complexo a instalação de um balneário, o que contribuirá decisavamente para alavancar o turismo regional do município de Nova Jaguaribara. Atualmente o complexo recebe cerca de 10 mil visitantes por ano, apesar da falta de infraestrutura do local. O restaurante mais próximo do Castanhão e com qualidade razoável fica localizado a mais 60 km do local.
Partindo-se de Mossoró, o caminho mais indicado para se chegar ao complexo Castanhão é via Baraúna – Russas – BR 116 – Limoeiro do Norte – Taboleiro do Norte – Nova Jaguaribara.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EXPOFRUIT 2009

MDIC INCLUI EXPOFRUIT ENTRE AS GRANDES FEIRAS DO BRASIL
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior incluiu no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras 2009 a EXPOFRUIT 2009.
O Calendário é fruto de trabalho coordenado entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Juntos o MDIC e o MRE pretendem facilitar o acesso a informações sobre feiras e exposições empresariais com vistas a contribuir no esforço de maximizar a competitividade da economia brasileira. O calendário 2009 conta com 356 eventos, contemplando todas as regiões do País em diversos setores da economia.
A Expofruit 2009 (Feira Internacional da Agricultura Tropical Irrigada) acontecerá de 3 a 5 de junho de 2009 no Centro de Eventos Dix-huit Rosado, localizado no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

PROJETO DE URBANIZAÇÃO DA PRAIA DE TIBAU

PROJETO ORLA NO SEMI-ÁRIDO – PRAIA DE TIBAU
HISTÓRICO: O projeto de urbanização da Orla de Tibau foi iniciado em 1988. Na oportunidade o Patrimônio da União coordenou reunião envolvendo a Prefeitura Municipal de Tibau e os pequenos comerciantes da Praia da Manoelas. Segundo o Patrimônio da União haviam naquela época 33 barracas instaladas em área de praia (área pública). A reunião aconteceu no dia 02 de agosto de 1999 e contou com a presença de 20 barraqueiros. Havia também várias casas avançadas bem como muros de residências. É importante atentarmos para a legislação: A praia é uma área livre de uso do povo.
POSIÇÃO DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO: O pensamento do Patrimônio da União é urbanizar o ambiente através de uma Cessão de Uso Especial, o que permitirá que o município faça uma concessão para a exploração e a partir de então o município passa a pagar uma taxa ao Patrimônio da União.

REUNIÃO DO DIA 06
Participantes: UFERSA (Reitor e 04 técnicos), prefeito de Tibau, Gerência do Patrimônio da União no RN, vereadores, pequenos comerciantes da praia de gado bravo (barraqueiros) e demais representantes do município.

DECISÃO: Ficou acordada a Criação de um Comitê Gestor através de uma Audiência Pública para aprovação e duas oficinas, sendo a primeira nos dias 11 e 12 de março. Antes da primeira Oficina será identificado o local objeto da urbanização. A urbanização será feita apenas com quiosques, não sendo permitido o uso de alvenaria.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O RN tem 410 km de litoral e o município de Tibau possui 7,44 km de litoral, sendo o município marco zero da Divisa Ceará-RN. O litoral de Tibau vai desde a Praia da Pedra até a Praia de Gado Bravo. Á área pública da praia é de 33 m considerando a maré de 1891.