terça-feira, 21 de abril de 2009

Transchapadão

TRANSCHAPADÃO – UMA ESTRADA QUE PODERIA UNIR DOIS VALES DO SEMI-ÁRIDO
A Transchapadão é uma estrada de terra que liga, via Chapada do Apodi, dois importantes vales do Semi-árido. De um lado o Vale do Rio Jaguaribe no Estado do Ceará e do outro o Vale do Rio Apodi-Mossoró, no Rio Grande do Norte. No Estado do Ceará, a Transchapadão pode ser entendida como uma continuidade da rodovia estadual asfaltada que liga a cidade de Tabuleiro do Norte ao Distrito de Olho D`água da Bica, numa extensão de 19 km. O acesso a Transchapadão, a partir de Olho D`água da Bica, é feito a partir do Povoado de São Bento localizado a 3 km. O ponto inicial em cima da Chapada do Apodi no sentido Ceará – RN é fica localizado a 2 km do Povoado de São Bento.
Oficialmente, a Transchapadão representa, no Estado do Ceará uma distância de apenas 17 km conforme trechos a seguir, a partir do Km zero, considerando o Distrito de Olho D`água da Bica
· Km 3: Povoado de São Bento
· Km 5: Bifurcação: à esquerda Transchapadão e à Direita acesso ao assentamento Lagoa Grande
· Km 12: Comunidade Laje da Oiticica
· Km 13: segundo acesso para o assentamento Lagoa Grande
· Km 14: Comunidade Laje da Encruzilhada
· Km 17: Comunidade Laje Feia – Divisa Oficial entre os Estados do CE e RN.

No Estado do RN a Transchapadão representa apenas 19 Km, conforme trechos descritos abaixo:
Km 18: ampla pedreira, que de acordo com informações colhidas junto à comunidade local, o produto (grandes cubos de mármore) são transportados para Fortaleza, onde é beneficiado e exportado.
Km 20: Comunidade Laje do Meio. Neste ponto, há uma bifurcação, sendo que dobrando-se à esquerda tem-se acesso ao assentamento Laje do Meio.
Km 24: Comunidade Baixa do Tubarão
Km 26: Comunidade M. Lucena
Km 29: Comunidade Aurora – segunda maior comunidade instalada ao longo da Transchapadão
Km 33: Comunidade Nova Descoberta com acesso ao assentamento Nova Descoberta
Km 35: Distrito de Soledade, onde se localiza o Lajedo de Soledade – principal atração turística da Transchapadão.
Km 36: Base Física da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do RN) da Chapada do Apodi – Unidade de Manejo de Caprinos e Ovinos
As principais atividades econômicas das comunidades instaladas ao longo da Transchapadão são na ordem: caprinos e ovinos, indústria do calcário, apicultura e culturas de subsistência (milho e feijão).
Percorremos toda a Transchapadão no dia 19 de abril de 2009, após intenso período de chuvas em cima da Chapada do Apodi. As condições de trafegabilidade são precárias. Em veículo 4 x4 conseguimos percorrer o trecho de 36 Km em 2 horas e meia. É praticamente impossível escoar a qualquer produto da atividade econômica da região por essa estrada, a menor distância entre os Vales do Rio Jaguaribe e do Apodi, via Chapada do Apodi.