sexta-feira, 19 de março de 2010

Obras em Angicos ganha ritmo para 2º Semestre

Com mais de 55% das obras concluídas, o trabalho de construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Angicos ganha ritmo para receber os estudantes no segundo semestre. A previsão do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, é de que a partir de 16 de agosto, o Campus do Sertão Central esteja preparado para atender cerca 600 alunos. O investimento, aplicado até o momento, é de R$ 17 milhões.

O Campus de Angicos ocupa uma área total de 360 hectares, incluindo uma área fechada de preservação ambiental. A área cercada por muro e guarita, semelhante ao Campus Central de Mossoró, é de 24 hectares onde estão sendo construídos os prédios que integram o complexo da universidade. “É um espaço planejado dentro de um plano diretor especifico voltada para a maior comodidade dos estudantes e professores”, frisou o reitor.

O complexo é formado por uma central com 10 salas de aula, uma central para acomodação dos professores, biblioteca, central de laboratório e um centro de convivência. Os prédios são amplos, possuindo modernas instalações, vias de acesso, esgotamento sanitário e iluminação. Para a terceira etapa do projeto são previstas ainda a construção da vila acadêmica, de um ginásio poliesportivo e de um campo de futebol.

terça-feira, 16 de março de 2010

Para ministrar curso sobre georreferenciamento, técnicos do INPE estarão em Mossoró de 22 a 26 deste mês, na UFERSA. Confira na matéria publicada nesta segunda-feira (15), no Jornal O Mossoroense.

Inpe realiza capacitação sobre tecnologias para georreferenciamento


Conforme o professor responsável pelo evento, Paulo César Moura, a iniciativa faz parte do Projeto "Construindo o nosso mapa municipal visto do espaço", desenvolvido pela Ufersa, através do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, com a parceria do INPE.

"Esse projeto prevê o mapeamento de municípios do semi-árido e a construção de um atlas geoambiental. Essa ferramenta vai possibilitar a delimitação da cobertura vegeta dos municípios, hidrografia e informações sobre os terrenos", informa o coordenadora do projeto, professor Paulo César Moura.

O curso terá o tema "aplicação em levantamentos terrestres" e deverá orientar os participantes sobre o uso e aplicações do Sistema GPS. Durante o treinamento os técnicos falarão sobre as limitações e utilização em levantamentos geodésicos, topográficos, cartografia, georreferenciamento de imóveis, cadastros, entre outras.

"Todo município deveria ter um plano de tudo que há na área, no entanto alguns municípios não tem. É importante saber qual é a vegetação, as áreas de proteção, onde há curso de água, quantos são, a geologia, quais as potencialidades do município, se é o turismo ou indústria", ressalta.

Ainda de acordo com o professor, o projeto é a primeira etapa que tem como proposta de trabalho compreender o mapeamento com a criação de atlas geoambiental. "Além disso, queremos introduzir e familiarizar os habitantes no uso das geotecnologias. As imagens de satélites possibilitam de forma rápida a obtenção de um mapa temático atualizado e preciso", justifica Paulo César.

O intuito da equipe, formada por seis alunos da Ufersa, um professor da Uern e o professor Paulo é também levar os conhecimentos também para os estudantes de escolas públicas. "Queremos mostrar a tecnologia espacial para esses estudantes, até porque eles também podem colaborar com o projeto. Em alguns municípios nós vamos entregar mapas de papel aos alunos para que eles completem com o nome das ruas e assim colaborem para a construção do Atlas", garante.

Em princípio, o curso é direcionado aos participantes do Projeto "Construindo o nosso mapa municipal visto do espaço". O programa engloba vários tópicos que vão desde a introdução, histórico, planejamento e a aplicação prática, com exercícios, do uso do GPS. A carga horária de 40h.

"Depois de realizarmos o trabalho, o Inpe tem o interesse de disponibilizar esse atlas para as prefeituras, no entanto, isso vai depender também do interesse de cada município. Essas informações serão importantes tanto para o setor de educação, como de planejamento", explica Paulo César.

Paulo Moura explicou ainda que o projeto contará com a participação das prefeituras que ficarão responsáveis pelo repasse das informações referentes aos nomes das ruas, bem como a localização das instituições relevantes nos municípios. A equipe do projeto será responsável pela confirmação das informações referentes à malha viária, corpos hídricos (açudes, rios, lagoas, etc.) e cobertura vegetal.

"Esse trabalho também irá reduzir os custos das prefeituras além de aumentar a precisão das informações. Depois que estiver pronto, os cadastros serão informatizados. As prefeituras vão saber, inclusive se determinada obra está sendo construída em uma área de preservação permanente, protegidas por lei federal", ressalta o professor.

Ao ser concluído trabalho resultará na geração de mapas temáticos municipais atualizados e detalhados que vão facilitar o gerenciamento e o planejamento de ações, não apenas no âmbito do município, mas como também de toda região do semiárido. Além de contribuir para uma melhor avaliação, monitoramento e preservação da cobertura do solo.

Segundo o coordenador, o Brasil já é o maior fornecedor mundial de imagens de satélites gratuitas através da internet. "O Inpe já tem toda tecnologia, só falta um corpo técnico capacitado para realizar o trabalho", finaliza.


Governadora inaugura Centro Tecnológico do Agronegócio

Em visita a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a governadora Wilma de Faria, inaugurou na manhã desta segunda-feira (15), o Centro Tecnológico do Agronegócio. Um espaço que estreita o relacionamento para a elaboração de projetos e pesquisas entre as universidades UFERSA e UFRN e às entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte.

No Centro Tecnológico do Agronegócio – CTARN – pesquisadores e produtores vão encontrar um espaço com condições físicas e logísticas apropriadas para a integração de esforços e ações que visem à solução de problemas que afetam o setor do agronegócio. O CTARN o quarto centro entregue pela governadora Wilma de Faria.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Josivan Barbosa, lembrou do esforço do atual governo para instalação do projeto que foi iniciado há seis anos e que hoje ao ser inaugurado se encontra em plena atividade. “Estamos nesse semestre, inclusive, recebendo cinco professores pesquisadores (Sênior), da CAPES, sendo dois pesquisadores da USP, que vão atuar no centro de apicultura”, exemplificou o reitor.

Na sede do CTARN também se encontra em funcionamento a Emparn, a Embrapa, o INCRA, o COEX e a Fundação Guimarães Duque. O projeto contempla a execução de obras novas e reformas, além da compra de equipamentos para 15 laboratórios e 06 estações experimentais pertencentes à UFERSA, à UFRN e à EMPARN, localizados nos municípios de Mossoró, Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal.

O reitor Josivan Barbosa também reconheceu em público a grande parceria desenvolvida pela UFERSA com o Governo do Estado, citando além do CETARN, a construção de Poços, por meio da Caern; o Centro de Exposição de Grandes Eventos; o Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura e o apoio integral do governo no processo de transformação da ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

“Incondicional, o apoio da governadora neste processo e continua firme com o nosso propósito de concretizar a expansão territorial da UFERSA para Caraúbas e Pau dos Ferros”, ratificou o reitor Josivan Barbosa, que espera para os próximos dias a liberação das vagas de docentes e agentes administrativos para os novos campi da UFERSA.

Para a governadora Wilma de Faria, o Centro Tecnológico do Agronegócio vem contribuir para o desenvolvimento do Estado ao promover o fortalecimento das cadeias produtivas, contemplando inicialmente a fruticultura tropical, a caprinocultura, a bovinocultura e a agricultura irrigada. “Estamos aliando num só espaço a pesquisa, a tecnologia e a educação que são instrumentos importantes para o desenvolvimento sustentável”, disse a governadora Wilma de Faria.

A governadora ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte - Fapern – como instrumento para a realização de muitas parcerias. “Há seis anos criamos a Fapern que tem como saldo investimentos na ordem de R$ 70 milhões, em pesquisas e a UFERSA é um desses importantes parceiros voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Com o CTARN cumpro o meu dever com a Universidade Federal do Semi-Árido”, ressaltou a governadora.

Além do CTARN, o Governo do Estado entregou outros Centros Tecnológicos, como o Centro Tecnológico da Aqüicultura, o Centro Tecnológico da Apicultura, o Centro Tecnológico do Queijo e o Centro Tecnológico da Mineração, este último será implantado nas dependências do IF-RN de Currais Novos até o final de 2011.