sábado, 2 de maio de 2009

ESPETÁCULO DAS ÁGUAS NO SEMI-ÁRIDO

ESPETÁCULO DAS ÁGUAS NO SEMI-ÁRIDO
Tivemos a oportunidade de fazer mais uma visita ao Castanhão, o maior reservatório de água de uso misto da América Latina, e outras áreas da Bacia do Rio Jaguaribe, como as passagens molhadas de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte (Barragem das Pedrinhas e Barragem do Cabeça Preta), Quixeré, Russas (Ponte da Ilhota), Jaguaruana e a Ponte de Aracati
Em todos os trechos acima o espetáculo das águas do Rio Jaguaribe é fabuloso, principalmente após a abertura das comportas do Açude Castanhão. No momento estão abertas quatro comportas, cada uma, com abertura de 1,80m, libera 150 metros cúbicos por segundo, totalizando 600 mil litros de água por segundo. A abertura das comportas neste momento evita sobremaneira enchentes à montante da barragem, principalmente no município de Jaguaretama.
Em Tabuleiro do Norte a estrutura da barragem não resistiu à força das águas e assim a distância entre Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte aumentou de 13 km para mais de 30 km. O acesso entre os dois municípios só está sendo possível, a partir de Limoeiro do Norte, via o bairro Cidade Alta e BR 116 até o povoado Peixe Gordo.
Na barragem das Pedrinhas em Limoeiro do Norte, o volume de água impede a passagem de pedestres e veículos de qualquer natureza entre o Vale do Rio Jaguaribe e a Chapada do Apodi. As pessoas que usavam esta passagem estão agora obrigados a usar a ponte do Cabeça Preta, aumentando em mais de 10 km o percurso.
Em Quixeré, o leito do Jaguaribe é um verdadeiro mar e em Russas (Ponte da Ilhota) as barracas estão totalmente submersas, o mesmo acontecendo com a área de lazer do Rio Jaguaribe na barragem (passagem molhada) em Jaguaruana.
Em Aracati, onde o Rio Jaguaribe desemboca no mar o espetáculo das águas é único no Semi-árido.