sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Iniciadas as gravações da novela Aquele Beijo


O povo paraibano está empolgado com as primeiras gravações de ´Aquela Beijo´, que vai mostrar os atrativos do Estado na nova novela da Rede Globo. As gravações foram iniciadas no final de agosto, em Cabaceiras, no cariri paraibano, e continuaram no início deste mês. Depois de dois dias de trabalho, a equipe global seguiu para João Pessoa, para a segunda etapa de gravações na Paraíba. Os atores Diego Vilela e Bia Nunes fizeram cenas inusitadas para a trama da novela.

De acordo com o diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Temi Cabral, o ritmo de trabalho da equipe de produção foi frenético e todos mostram muito profissionalismo. As cenas gravadas tiveram como cenários o Lajedo de Pai Mateus e o distrito de Ribeira de Cabaceiras. O trabalho envolveu mais de 100 pessoas, entre técnicos, figurantes e a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, que atuou em uma das cenas.

Em João Pessoa, as gravações chegaram ao Centro Histórico, envolvendo o Hotel Globo, o Largo São Frei de Pedro Gonçalves e a Praça Antenor Navarro, além do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. Também foram feitas imagens da Estação Cabo Branco, a praia do Cabo Branco, a Igreja de São Francisco e o Terminal Rodoviário.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o trabalho de produção das cenas da novela tem sido exaustivo, mas fundamental para o processo de divulgação da Paraíba. "Teremos grande visibilidade e todo esse esforço será recompensado ao longo dos próximos anos".

Fonte: Diário do Nordeste

Instituto Agropolos e SDA promovem debate sobre políticas de desenvolvimento, começando pelo Cariri


FORTALEZA - O primeiro dos treze Salões Territoriais que acontecem no Ceará neste mês está desde ontem e até hoje, no Território do Cariri. A abertura contou com a participação especial de Tânia Bacelar, considerada a maior especialista em Desenvolvimento Regional em atuação no País.

O colegiado do Cariri, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos 28 Municípios, se esforçou para ter a presença de Tânia na abertura do encontro.

Os Salões Territoriais são encontros promovidos pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Ceará com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Instituto Agropolos do Ceará. O objetivo é debater a gestão e o controle social, premissas para o desenvolvimento dos territórios, e também discutir o Plano Brasil Sem Miséria, estratégico para o Governo Federal.

Também está sendo lançada uma série de planos construídos coletivamente em plenária com os colegiados territoriais no primeiro semestre de 2011. O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável (PTDRS) e o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS).

REFERÊNCIA - A política de territorialização do Governo Federal, que propõe a união dos Municípios para avançar mais rapidamente, tem o Ceará como referência. Tânia Bacelar é especialista em Planejamento Global pela Cepal. Foi economista da Sudene por 20 anos, tendo sido diretora de Planejamento Global. Em 2003, foi secretária nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional.

Mais informações:

Salão Territorial Cariri
Instituto Federal do Ceará (IFCE)
Sítio Almecegas –
Rodovia CE-292,
Km 15, Bairro Giselia Pinheiro, Crato

Fonte: Diário do Nordeste