sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seminário discute recuperação de áreas degradadas no semiárido



A recuperação de áreas degradadas e incorporação de carbono na biomassa vegetal nativa e no solo do semiárido do Rio Grande do Norte é tema de um Seminário que acontece na próxima quarta-feira, 1º de junho, no Auditório do CTARN, a partir das 8h da manhã, no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A realização e uma ação conjunta da UFERSA e da Petrobras. A inscrição é gratuita e será realizada antes da abertura do evento.

O Seminário, aberto a toda comunidade acadêmica, faz parte do Projeto Caatinga de Combate à Desertificação, realizado pela UFERSA, com a parceria da Petrobras e da USP, e coordenado pelo Professor Doutor, Jéferson Dombroski.  A proposta é apresentar a comunidade os resultados obtidos com o Projeto bem como os novos caminhos que serão percorridos.

O Projeto Caatinga de Combate à Desertificação foi iniciado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido há dez anos, com a cooperação técnica com a JICA – Japan Internacional Cooperation Agency, organização interessada em desenvolver pesquisas na região do semiárido nordestino. A partir de 2009, o grupo de pesquisadores da UFERSA recebeu convite do Centro de Pesquisa da Petrobras – CENPE/PETROBRAS, para elaborar um projeto de recuperação de áreas degradadas da caatinga e de incorporação de carbono no solo e em biomassa florestal. O projeto foi efetivado em parceria com a USP. O Seminário irá apresentar os resultados obtidos, bem como os caminhos a ser percorridos daqui pra frente.