segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INCLUSÃO DIGITAL NO SEMI-ÁRIDO

Projeto da UFRN instala 12 telecentros em comunidades rurais



Por UFRN
07 de agosto de 2009 05:56
O Programa de Extensão Universitária ‘Universidades Cidadãs’ está completando a instalação de 12 telecentros em doze comunidades rurais do Rio Grande do Norte. Tais telecentros possuem cinco computadores com impressoras e telefone voip, com acesso à internet banda larga, que é feito através de uma antena instalada pelo programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), mantido pelo Ministério das Comunicações. Essa iniciativa promove a inclusão digital dos moradores dos assentamentos, bem como facilita o acesso a políticas públicas que, muitas vezes, necessitam do uso da internet.
Entre as comunidades contempladas com esses centros digitais temos: assentamento Canudos (localizado em Ceará-Mirim), assentamento Aracati (Touros), Comunidade Bebida Velha (Pureza), assentamentos Modelo I e Modelo II (João Câmara), assentamento José Rodrigues Sobrinho (Nova Cruz), assentamento Mandacaru (Lagoa de Pedras), assentamento Recanto II (Lagoa Salgada), entre outras.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa desse projeto desde 2008 e conta com a parceria do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep). O professor Deusimar Freire Brasil, coordenador do curso de Aqüicultura, é o organizador do Projeto no Rio Grande do Norte e conta com a ajuda de alunos bolsistas.Universidades de mais cinco estados (Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí) também tomam parte dessa iniciativa, cada uma atuando em comunidades de sua própria região.
O ‘Universidades Cidadãs’ está em atividade desde 2006 e tem por objetivo fazer com que as Universidades Públicas participem da implantação de variados projetos de desenvolvimento comunitário. Cada instituição de ensino superior avalia as comunidades com as quais trabalha, a fim de tomar conhecimento de suas necessidades e, assim, criar propostas de atuação. Dessa forma, são promovidas ações de cidadania e de melhoria na qualidade de vida das populações de baixa renda.

A CULTURA CIGANA NO SEMI-ÁRIDO

O CCDI é o primeiro do tipo em toda a América latina e vai desenvolver ações de saúde, educação, cultura e lazer para a comunidade cigana.Sousa(PB) – Foi inaugurado oficialmente as 09h00m da manhã desta quinta-feira(06Agosto2009), na cidade de Sousa, o CCDI - Centro Calon de Desenvolvimento Integral, evento que contou com a presença do Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o deputado federal licenciado Édson Santos de Sousa(PT/RJ), do Governador do Estado da Paraíba José Targino Maranhão, dos deputados Marcondes Gadelha(Federal), Leonardo Gadelha, Lindolfo Pires e Rodrigo Soares(Estadual), do Prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, além de vereadores, lideranças políticas e comunitárias da região do alto sertão.O CCDI edificado na comunidade do Jardim Sorrilândia, na cidade de Sousa constitui-se como o primeiro equipamento de iniciativa pública de de referência cigana a entrar em funcionamento na América latina, construído numa parceria que envolveu a Eletrobrás, o Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Sousa.