segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CULTURA DA UVA

CULTURA DA UVA VOLTA AO VALE DO ASSU
Após mais de 20 anos da primeira tentativa de instalação da cultura da uva no Vale do Assu, um grupo de empresários, em associação, tentam novamente implantar a cultura. A cultura da Uva foi testada pela primeira vez no Vale do Assu através das empresas Agro Know e Frunorte Ltda, nesta ordem. A Agro Know foi a primeira empresa a testar a cultura da uva, sendo seguida pela Frunorte em meados da década de 80. A área testada pela Agro Know foi na primeira fazenda adquirida pelo Engenheiro Agrônomo e proprietário da empresa Davi Americano, como era conhecido. A fazenda localizava-se na entrada da cidade de Açu paralela ao Rio Assu.
A Frunorte Ltda testou a cultura na Fazenda Baviera, localizada do lado esquerdo da RN Açu-Carnaubais, o mesmo local onde está sendo testada agora. Naquela oportunidade, a Frunorte Ltda trouxe um engenheiro agrônomo que conhecia a cultura na região de Juazeiro Petrolina. Agora, o grupo de empresários está trazendo um engenheiro agrônomo do Chile, tradicional país produtor e exportador de uva.
O principal motivo que levou a Frunorte Ltda e a Agro Know a erradicarem as áreas com a cultura, foi a forte demanda dos mercados nacional e internacional por frutos de melão e manga, bem mais adaptados à região do Vale do Assu e menos exigentes em tratos culturais. Além disso, as empresas esperavam retirar até 2,5 safras por ano, o que não foi possível.

Nenhum comentário: