quarta-feira, 27 de abril de 2011

ENTREVISTA: Professor Josivan Barbosa, Reitor da UFERSA


No próximo dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista. Aproveitando a data, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido falo sobre o curso de Zootecnia da UFERSA.


1 - Como você avalia o curso de Zootecnia hoje na UFERSA?

O curso de Zootecnia da UFERSA é um dos melhores do Norte e Nordeste. Possui um quadro de docentes altamente qualificado junto à CAPES e ao CNPq e também junto à FINEP. Prova disto é que os seus docentes implantaram nos últimos anos dois cursos de mestrado e um de doutorado. Além disso, os docentes de zootecnia têm aprovado importantes projetos de pesquisa, cujos recursos estão servindo para a construção de complexos de laboratórios para aproveitamento pelos discentes em programas de iniciação à pesquisa. Um bom exemplo é o que apresentamos abaixo:
§        Construção do Centro de Laboratórios Integrados em Ciência Animal e Recursos Hídricos do Semiárido (CI – UFERSA);
·        A construção do edifício foi iniciada na primeira semana de julho -2008.
·        O CI – UFERSA será integrado pelos seguintes laboratórios:
1.     Laboratório de Biometeorologia e Bem Estar Animal
2.     Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal
3.     Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal
4.     Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água
5.     Laboratório de Biometria e Triagem
6.     Laboratório de Sanidade Aquática
·        O CI – UFERSA contará também com um miniauditório;
·        A obra foi concluída em dezembro de 2009.

2 - No ano de 2003 foi implantado o Curso de Zootecnia aqui na UFERSA, quais foram os desafios (se existiu) e os objetivos concretizados para sua aprovação?

O curso de Zootecnia foi um dos dois cursos que colocamos para funcionar no início de 2004. Naquela oportunidade já havíamos ultrapassado as dificuldades da divisão dos departamentos, quando tomamos a decisão de criar o departamento de Ciência Animal a partir da fusão dos antigos departamentos de zootecnia e departamento de Medicina Veterinária. Esta fusão trouxe muitos benefícios. Os docentes passaram a trabalhar mais integrados com a problemática regional e como fruto direto da fusão tivemos a implantação das pós-graduação em Ciência Animal e em Produção Animal.

3 - Para você, como Reitor, qual o significado da Zootecnia na UFERSA para Mossoró e região?

O curso de Zootecnia responde pelas principais demandas do setor produtivo regional. Aos poucos o curso assume importância em todo o Semiárido com a formação de zootecnistas capazes de desenvolver tecnologia sustentável para as principais micro-regiões de atuação da UFERSA tais como: bovinocultura de leite no  sertão central do Ceará e no Seridó do Rio Grande do Norte, caprinovinocultura no Sertão Central do RN e na Chapada do Apodi, bovino de leite e de corte na região do Agreste do RN e apicultura em praticamente todo o Semiárido, além de outras cadeias produtivas que estão despontando na região de atuação da UFERSA.

4 - Considerações finais, mandar uma mensagem para os alunos presentes na disciplina e os alunos de Zootecnia, pelo seu dia, 13 de maio?

DESEJO A TODOS OS QUE FAZEM A ZOOTECNIA DA UFERSA UM FELIZ DIA DO ZOOTECNISTA. CONTEM SEMPRE COM O APOIO DA REITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A CONSOLIDAÇÃO DAS AÇÕES DE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO QUE FARÃO DA ZOOTECNIA UM IMPORTANTE CAMPO DE TRABALHO NO SEMIÁRIDO.



Nenhum comentário: