segunda-feira, 27 de outubro de 2008

REVISTA AGRONORDESTE

O Semi-árido precisa urgentemente de um veículo de comunicação voltado para a divulgação das principais inovações tecnológicas do negócio rural do RN. Tentativas neste sentido surgiram, mas não foram a frente. A mais recente foi a Revista Agronordeste. Na primeira edição da Agronordeste, fizemos um texto, o qual está sintetizado abaixo:

“De acordo com os estudos do Ministério da Integração Nacional, o Semi-Árido Brasileiro é caracterizado pelos seguintes critérios técnicos: precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 milímetros; índice de aridez até 0,5, calculado pelo balanço hídrico que relaciona as precipitações e a evapotranspiração potencial, no período entre 1961 e 1990; e risco de seca maior que 60%, tomando-se por base o período entre 1970 e 1990.
A área classificada oficialmente como Semi-Árido Brasileiro é 969.589,4km2, abrangendo 1.133 municípios. No site do Ministério da Integração Nacional há vários documentos evidenciando o seu compromisso com o desenvolvimento desta sub-região, tanto no que se refere à ativação de seu potencial endógeno de crescimento econômico, quanto no sentido da diminuição das desigualdades inter-regionais vigentes no país.
Mas esta sub-região não é árida apenas de chuva, e o risco de continuar subdesenvolvida pelos próximos 100 anos pode ser maior do que o risco da seca. O Semi-Árido é também árido de recursos humanos capacitados para a produção de ciência, tecnologia e inovação, e, se continuar dessa forma, corre o risco de se tornar muito mais árido nas suas perspectivas de crescimento.
Dentre os insumos essenciais para o desenvolvimento de qualquer região, o acesso à informação é um fator essencial.
Nesse sentido, a cidade de Mossoró mais uma vez sai na frente com o lançamento da revista Agronordeste. Esta Revista preenche uma importante lacuna no tocante à falta de informações geradas pelas instituições públicas e privadas que podem ser disponibilizadas para a população rural do Semi-árido e do Nordeste como um todo, independente de ser um técnico que trabalha numa área de assentamento ou um grande empresário da Agricultura Irrigada.
A revista Agronordeste pode contribuir para o desenvolvimento do Nordeste, sendo um importante canal de comunicação dos pesquisadores dos institutos de pesquisa e das universidades públicas com os técnicos e os micro, pequenos, médios e grandes empresários do negócio rural do Nordeste. A Revista pode também levar à informação aos mais longíquos recantos desta região. A Revista abordará, entre outras temas, os seguintes:
1. Agricultura Irrigada em micro-regiões potenciais, com ênfase nas principais culturas voltadas para os mercados regional, nacional e de exportação, notadamente Europa, Mercosul e Estados Unidos. Estima-se que, pelo menos, 30 culturas serão objeto de divulgação da Revista. As principais fruteiras irrigadas do Semi-árido, indo desde o Norte de Minas Gerais até o Piauí serão destacadas, em quase todas as edições;
2. Agricultura familiar irrigada, com destaque para os distritos irrigados;
3. Agricultura de sequeiro
4. Agricutura nas áreas de assentamento, dando ênfase no apoio público e privado para o desenvolvimento das áreas alocadas para a política do setor;
5. Produção Animal praticada por pequenos, médios e grandes empresários rurais, com destaque para a bovinocultura de corte e de leite, caprinovinocultura, avicultura, apicultura, aqüicultura, entre outros setores.
6. Bioenergia - voltada para culturas potenciais como mamona, soja, algodão, dendê, girassol e pinhão manso;
7. Desenvolvimento sustentável do Semi-árido;
8. Bacias hidrográficas e o impacto no desenvolvimento das mciro-regiões;
9. Formas alternativas de armazenamento de água no Semi-árido;
10. Impactos do uso da água e do solo com fins agrícolas;
11. Expansão territorial da agricultura irrigada no Nordeste;
12. Empreendedorismo Rural, Turismo Rural, entre outros assuntos”.

Nenhum comentário: