sábado, 7 de março de 2009

LANÇAMENTO DA UFERSA - ANGICOS

IMPRENSA DO RN DESTACA O LANÇAMENTO DA UFERSA – ANGICOS
Os jornais e os sites do RN deram destaque ao ato político do lançamento da UFERSA – ANGICOS ocorrido no último dia 06 de março de 2009. Vejamos:
Correio da Tarde: Campus da Ufersa será inaugurado hoje
Publicado no Dia 06/03/2009
Arquivo
Reitor da UFERSA Josivan Barbosa destaca importância da expansão
Está prevista para 17h de hoje, no Ginásio de Esportes da Escola Joana Honório, Centro de Angicos, a aula inaugural do campus avançado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que inicia sua expansão pelo interior do Rio Grande do Norte.Para o reitor Josivan Barbosa o evento de hoje concretiza o processo de expansão da instituição, que começou faz dois anos, envolvendo os municípios de Angicos, Pau dos Ferros e Apodi.Por apresentar melhores condições para implantação do projeto, o município de Angicos conseguiu assegurar os investimentos estimados em R$ 7,5 milhões.Além da presença do reitor Josivan Barbosa e do prefeito Jaime Batista, o evento contará com a participação de vários prefeitos e também de representantes da bancada federal, como o senador Garibaldi Filho, a senadora Rosalba Ciarlini e o deputado federal Betinho Rosado, entre outras lideranças locais e regionais. Dados oferecidos pela Ufersa dão conta de que o campus de Angicos será construído numa área de 160 hectares, onde funcionou o fomento agrícola, distante aproximadamente 1 km do Centro da cidade, na estrada Angicos/Rio Velho. A previsão é de que a obra seja iniciada já no próximo semestre. De início o campus funcionará provisoriamente no Educandário Padre Félix, na paróquia São José dos Angicos, com um total de 120 alunos cursando Bacharelado em Ciência e Tecnologia, sendo 60 alunos diurnos e 60 alunos noturnos.Está sendo construído um bloco com 10 salas de aula para 62 alunos cada, bem como bloco de laboratórios para atender as disciplinas de Física, Química e Matemática, bloco de salas de professores com 36 salas, Biblioteca Central com (uma área de aproximadamente 850 metros quadrados), além dos muros frontais e laterais e a guarita de acesso ao campus.Quando concluído, o complexo será composto de três blocos de sala de aulas com 10 salas cada; dois blocos de salas de professores com 36 salas cada; dois blocos de laboratórios com 10 laboratórios; uma biblioteca; um centro de convivência; um centro administrativo; dois blocos de alojamento para estudantes e um complexo esportivo.
Ufersa reúnira hoje lideranças políticas em lançamento de Campus de Angicos
Publicado no Dia 06/03/2009
Carlos Skarlack
Raul Pereira
Senador Garibaldi Filho agilizou liberação da primeira parcela
Obter apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte para aprovar recursos através de emenda coletiva, para a construção da terceira e, última etapa do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no município de Angicos, na região Central. Este é o objetivo principal da solenidade de lançamento do Campus, programada para hoje, às 17h, no município de Angicos. O anúncio é do diretor da Ufersa, Josivan Barbosa, informando que estão confirmadas as presenças da governadora Wilma de Faria e de outras autoridades. Josivan Barbosa explica que o Campus da Ufersa em Angicos, será realizado em três etapas. Com um investimento de R$ 14 milhões está sendo realizada a etapa inicial, recursos oriundos de uma emenda de bancada ao Orçamento Geral da União (ONG). "Temos que agradecer aos nossos parlamentares federais", disse. A segunda etapa está em fase de licitação no Ministério da Educação e, a previsão é de que seja concluída até o início do segundo semestre. Os recursos são do Governo Federal que assegura a imediata liberação para a realização das obras dentro de um curto espaço de tempo. "O que precisamos hoje, é sensibilizar a nossa bancada federal, para que já comece a se comprometer que irá assegurar os recursos para a construção da terceira etapa, pois não podemos querer que Prefeituras pobres como as da região Central, e o Governo do Estado, invistam dinheiro em uma obra federal", diz. Josivan destaca que a verba para o início da primeira etapa, além de ser de uma emenda coletiva de bancada, também teve o empenho do senador Garibaldi Filho (PMDB), quando era presidente do Senado da República. "Por uma questão de Justiça precisamos lembrar o empenho do senador Garibaldi Filho", declara.Dizendo que a solenidade de hoje, em Angicos, é para toda a região Central, e que tem cunho político, pois pretende obter o apoio de deputados federais e senadores do Estado, o diretor da Ufersa avalia que a participação de inúmeras autoridades que já confirmaram presença, revela o grau de importância do Campus. Ele considera que a construção do Campus da Ufersa, em Angicos é a obra mais importante realizada no Rio Grande do Norte nos últimos 20 anos, na educação. "Este é o único Campus Universitário construído no Rio Grande do Norte nos últimos 20 anos", assegura (“mais detalhes na página 19”). AGENDAAlém da governadora Wilma de Faria, estão confirmadas as presenças dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM), deputados federais Betinho Rosado (DEM), Sandra Rosado (PSB) e Fátima Bezerra (PT) e deputados estaduais, Leonardo Nogueira (DEM) , Fernando Mineiro (PT) , José Adécio (DEM), José Dias (PMDB) e prefeitos da região Central.
GAZETA DO OESTE: Coluna de Luis Juetê
ANGICOS E O PROJETO POLÍTICO DE JOSIVAN A inauguração do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ontem, em Angicos, fortalece as pretensões do reitor Josivan Barbosa (PSB) de candidatar-se a deputado estadual nas eleições do próximo ano.
PRESENÇA CONSTANTE AO LADO DO ELEITORJosivan pretende marcar presença constante na cidade da região Central, sob o pretexto de acompanhar o andamento da instituição, mas na verdade ele vai fazer muita política. Resta saber se os parlamentares que possuem base na região Central pretendem aceitar pacificamente a presença do reitor em suas bases.
CONFLITOS ACONTECERÃO NO PARTIDOMas não são somente os parlamentares com base na região Central que serão problemas a serem enfrentados pelo Josivan Barbosa. A deputada estadual Larissa Rosado deverá ser um calo na candidatura de Josivan Barbosa a deputado, exatamente por querer entrar em redutos tradicionais de Larissa e de seu grupo político.
SANDRA DEVE REPREENDER O SEU ALIADOPessoas ligadas à Ufersa garantem que até o início do próximo ano Josivan Barbosa será chamado aos carretéis pela deputada federal Sandra Rosado. A ela, Josivan nega as suas pretensões, mas nos bastidores articula apoios. E pelo que sabe, Sandra não está gostando nada.
BLOG DE THAISA GALVÃO
Mistura política marca aula inaugural da Ufersa, em Angicos
Foi movimentada a aula inaugural da Universidade Federal do Semi-Árido, em Angicos, no final da tarde desta sexta.
Com presença da governadora Wilma de Faria, e dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM).
Uma verdadeira mistura política.
Que contou ainda com a “união” dos deputados Fátima Bezerra, do PT, e Betinho Rosado, do DEM.
Da esfera estadual, foram a Angicos os deputados Leonardo Nogueira (DEM) e Walter Alves (PMDB).
*
Na sessão discursos...o primeiro a falar foi o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa.
Que lembrou os 20 anos de luta para transformar a Esam em Ufersa...
E rasgou elogios à governadora Wilma de Faria, lembrando da intermediação dela entre a Ufersa e o Gabinete Civil da Presidência da República.

Angicos
Protocolo quebrado: um atrás do outro
E nos discursos proferidos na solenidade em Angicos, depois que o reitor Josivan Barbosa falou, foi aberta a temporada de quebra de protocolo.
Primeiro foi a senadora Rosalba Ciarlini dizer que precisava voltar para Natal onde receberia uma homenagem.
Aí foi a vez do prefeito Jaime Batista falar...
E depois ser informado que a governadora também precisava quebrar o protocolo pois de Angicos iria partir direto para Caicó...
Wilma falou...
E foi seguida do senador Garibaldi Filho, que também se adiantou repetindo o coro da governadora: de que também iria para Caicó.

Nenhum comentário: