terça-feira, 18 de agosto de 2009

FAPERN

FAPERN Convida
No mês do folclore, Fapern lança um olhar sobre a ciência do povo
No mês em que se comemora o folclore, a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do RN – Fapern lança publicações que discutem o conhecimento popular como lastro do conhecimento científico. No próximo dia 20/08 haverá o lançamento das edições 12 e 13 da Revista Ciência Sempre, do livro Bom Dia Literatura Oral e de plaquetes sobre o Patrimônio Cultural Potiguar. O evento acontecerá às 18h no Café da Dalila, localizado no Mercado de Petrópolis.
A edição de número 12 da revista Ciência Sempre traz uma entrevista com o dramaturgo Ariano Suassuna e artigos de professores e pesquisadores de instituições como a UFRN e outras, resultante do seminário Ciência do Povo. Já a edição de número 13 tem como tema os Inventores Potiguares, centrando suas atenções nas figuras singulares de Abraham Palatnik e Augusto Severo.
O livro Bom Dia Literatura Oral trata da preocupação do Folclorista Luís da Câmara Cascudo acerca dos estudos ligados à cultura oral do estado. A publicação é resultado de seminário com o mesmo nome, realizado em 2006 pela Fundação José Augusto, sob a coordenação da então presidente Isaura Rosado Participaram do seminário intelectuais, historiadores, folcloristas e membros de segmentos religiosos professores. Seus textos compõem a publicação.
O Projeto Outros Patrimônios é uma continuação do Projeto Patrimônio Cultural Potiguar em Seis Tempos realizado em 2006. O projeto teve como meta inventariar áreas do patrimônio cultural do Rio Grande do Norte como as “festas populares”, “arte popular”, “ofícios do povo” e o “paladar potiguar”. O resultado desse inventário será disponibilizado para o público pela Fapern, com o lançamento das quatro plaquetes e do mapa de localização, além de um banco de dados.SERVIÇO
LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÕES
DATA: 20/08/2009
LOCAL: MERCADO DE PETRÓPOLIS
HORA: 18h

Nenhum comentário: