terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CE e RN fazem parceria pelo consumo de frutas

Uma parceria entre os governos da Região Nordeste pode incrementar a produção de frutas na região. Confira abaixo numa reportagem exclusiva veiculada pelo Diário do Nordeste.

A Agência de Desenvolvimento do Ceará e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte acertaram uma parceria para ações conjuntas, principalmente na área da publicidade das frutas produzidas nos dois estados. "Em relação ao europeu, o brasileiro consome muito pouca fruta. E melão, especificamente, ele consome quase nada, e isso é por falta de divulgação", justificaram o presidente da Adece, Antonio Balhmann, e o seu colega potiguar, Cipriano Segundo.

A ideia de ambos é contratar um grande artista nacional para liderar uma campanha de publicidade em torno das frutas brasileiras, com destaque para o melão. Cipriano, que é produtor e exportador de melões e líder da fruticultura no Rio Grande do Norte, já conversou com seu colega da Bahia, devendo nos próximos dias procurar o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, para expor seus planos, que serão expostos também aos demais governadores nordestinos.

As tentativas de Antonio Balhmann e Cipriano Segundo vêm sendo acompanhadas pelo empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente da recém criada Brazil Fresh Produce, entidade que já reúne 10 das maiores empresas nacionais produtoras de melão, melancia, banana, limão e uva. Barcelos ponderou aos dois que será importante que o Rio Grande do Norte e o Ceará apoiem a nova associação, cujos objetivos são no sentido de fortalecer os fruticultores e suas empresas, aportando novas tecnologias e conquistando novos mercados. "Pode contar com o apoio do Governo cearense", disse Balhmann.

O presidente da Adece prometeu a Luiz Barcelos que, no próximo ano, o escritório de representação do Governo do Ceará na Fruit Logística, a maior feira mundial de frutas, que se realiza todo mês de fevereiro em Berlim, será instalado dentro do estande da Brazil Fresh Produce. Promessa semelhante foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Se isso realmente acontecer, o estande da nova associação brasileira de fruticultores poderá ter área de 300 metros quadrados, o dobro da área que foi ocupada na feira deste ano.

"O Governo tem de seguir a iniciativa privada, cabendo-lhe prover a infraestrutura de rodovias, portos e aeroportos necessária para que as coisas aconteçam", afirmou Balhmann. "No Rio Grande do Norte também pensamos e agimos da mesma maneira", ajuntou Cipriano.
Diario do Nordeste

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