terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cadeia produtiva da carnaúba é tema de discussão entre o RN e o CE

Jornal de Fato/Mossoró-RN


Assú - O Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Carnaúba reúne hoje produtores e administradores municipais para discutir a cadeia produtiva e divulgação de políticas públicas direcionadas à cadeia Produtiva da Carnaúba no território do Jaguaribe/Açu. O primeiro dia de encontros sobre o tema começa hoje em Assú, no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão e termina à tarde no município de Apodi, no Oeste.

A agenda prosseguirá amanhã com a realização de dois outros encontros semelhantes: às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Russas (CE) e, às 14h30, na sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE), na cidade de Aracati (CE). O conteúdo das reuniões é o mesmo em cada município.

O itinerário da reunião começará com uma explanação sobre o Plano Nacional de Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade; exposição sobre a Política de Garantia de Preço Mínimo, a cargo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); exposição sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); exposição sobre o Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste (BNB) e discussões sobre os temas apresentados.
O Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Carnaúba foi criado em consonância com o Plano Nacional para Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB), como uma estratégia para conciliar o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva da carnaúba com a conservação do meio ambiente e a inclusão social e produtiva dos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. O objetivo geral é desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento da cadeia de produtos da carnaúba, com agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis.

O evento tem apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Governos do RN e CE e do projeto social Carnaúba Viva.

Carnaúba Viva ganha prêmio internacional

Um dos integrantes do Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Carnaúba, o projeto Carnaúba Viva, aproveitará o evento para anunciar a conquista de mais um prêmio de reconhecimento, dessa vez internacional. Com o programa Árvore da Vida, o grupo foi um dos vencedores do Prêmio Equatorial 2010, que premiou 25 projetos em todo o mundo. No Brasil, apenas dois conquistaram o prêmio. Ao todo, foram 7 na América Latina e Caribe, 8 na Ásia e Pacífico e 10 na África.

O Prêmio Equatorial é outorgado para reconhecer e celebrar as iniciativas comunitárias brilhantes que visam reduzir a pobreza através da conservação da biodiversidade.

O projeto Árvore da Vida é composto de cinco projetos que têm como objetivo transformar a Cadeia Extrativista da Carnaúba em Cadeia de Valores, levando em consideração não apenas o crescimento econômico, mas também valores como a sustentabilidade e a solidariedade, fortalecendo o social, o ambiental e o cultural.
O gestor da iniciativa, Dario Gaspar Nepomuceno, irá receber o prêmio em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), das mãos do secretário geral, Ban Ki-moon.

Nenhum comentário: