terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reitor recebe novos alunos de Angicos

Os novos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Campus de Angicos foram recepcionados nesta terça-feira, 17, pelo reitor Josivan Barbosa. Nesse segundo semestre, a UFERSA Angicos recebeu mais 200 universitários distribuídos nos cursos bacharelados em Ciência e Tecnologia e Sistema de Informação, e no curso de licenciatura em Computação.

Para os novos alunos o reitor falou sobre o processo de expansão territorial da Universidade do Semi-Árido com a criação dos campi de Angicos e Caraúbas, bem como a ampliação das vagas com a criação de novos cursos. “Espero que vocês aproveitem à oportunidade de terem ingressado numa universidade pública federal”, afirmou.

Segundo o professor Josivan Barbosa, a consolidação da expansão da UFERSA vai depender do esforço dos estudantes e professores. “Uma universidade trabalha com conhecimento, daí a necessidade da produção de pesquisa”, revelou. Até 2013, o desafio da Universidade do Semi-Árido é implantar novos cursos de doutorado e mestrado.

Para os alunos novatos o reitor apresentou o vídeo institucional da UFERSA que retrata a história da ESAM e o processo de transformação de Escola Superior de Agricultura de Mossoró para Universidade Federal Rural do Semi-Árido. “Nossa universidade completou no último dia primeiro de agosto cinco anos e dentro de um ano e meio a UFERSA Angicos estará formando a sua primeira turma de Bacharéis em Ciência e Tecnologia”, disse.

A ampliação do número de bolsas, segundo o reitor, foi uma alternativa encontrada pela Universidade para garantir a permanência do estudante na instituição. “Aqui em Angicos já são 93 bolsas, das 750 oferecidas pela UFERSA”, afirmou. Durante a conversa, Josivan Barbosa disse ainda que a previsão é de que dentro de 90 dias os estudantes ocupem a sede do novo campus.

ALUNOS – Para os novos estudantes da UFERSA Angicos ter conquistado uma vaga na universidade é motivo de muita satisfação. É o caso de Lourival Menezes, de 24 anos, que após a terceira tentativa, conquistou a tão sonhada vaga na universidade. “A UFERSA representa pra mim um novo projeto de vida com maior oportunidade para o mercado profissional”, revelou o estudante que veio de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, estudar Sistema de Informação, em Angicos.

A busca por novas oportunidades também é o objetivo do Rayuska Andrade, de 23 anos, que atualmente trabalha como auxiliar de consultório dentário e vai cursar Computação. “Para mim representa um oportunidade única ter conquistado essa vaga, tenho a convicção que saberei valorizar, aprimorando os meus conhecimentos para ser o diferencial na minha área”, afirmou a estudante que mora em Angicos.

Outro estudante de Angicos, José Anderson Jales de Andrade, de 16 anos, tem boas perspectivas com relação ao curso de Computação. “Tenho certeza que a UFERSA trará mais desenvolvimento para a nossa região. Então, pretendo fazer um bom curso e tentar pós-graduação”, opinou. Já Alexandre Pinto de Alencar, de 20 anos, veio do município de Lavras da Mangabeira, no Ceará, estudar Computação na UFERSA Angicos. “Espero novas oportunidades de emprego e que no futuro possa contribuir para o desenvolvimento da minha cidade”, revelou.

Nenhum comentário: