quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UFERSA na Rede Nacional sobre sustentabilidade na Aquicultura


O CNPq aprovou o projeto intitulado “Indicadores de Sustentabilidade para Aquicultura”, com um valor de aproximadamente R$ 600 mil. O projeto contempla os pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os professores doutores, Gustavo Henrique Gonzaga da Silva e Virginia Cavalari, ambos do Departamento de Ciências Animais, e alunos de iniciação científica e pós-graduação.

A Rede Nacional de Sustentabilidade na Aqüicultura é constituída por 38 pesquisadores de 15 instituições de pesquisa das regiões sul, sudeste, nordeste e norte. Foi formada a partir do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade, constituído pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura em 2009 para estudar e propor um conjunto de indicadores adequados para avaliar a sustentabilidade da aqüicultura brasileira.

A rede será coordenada pelo Prof. Dr. Wagner Valenti, do Centro de Aquicultura da UNESP, que tem larga experiência em aqüicultura e em sustentabilidade e no gerenciamento de projetos integrados de pesquisa envolvendo grande número de pesquisadores. O objetivo principal da rede é desenvolver um conjunto de indicadores de sustentabilidade adequados para avaliar a aqüicultura brasileira e formar pessoal qualificado para atuar na avaliação da sustentabilidade da aqüicultura.

Os pesquisadores estão agrupados em equipes regionais distribuídos por vários estados brasileiros, que coletarão dados em empreendimentos geograficamente próximos de suas instituições. Será criada uma central de análises de amostras dos parâmetros físicos, químicos e biológicos, equipada com equipamentos de ponta, que serão operados por técnicos especializados.

Cada equipe receberá um kit contendo os equipamentos necessários para a coleta das amostras e recursos para o deslocamento até as fazendas. As amostras serão coletadas pelas equipes e remetidas para essa central de análises para serem processadas; após, os dados obtidos retornarão para a respectiva equipe para serem analisados. Esse mecanismo permitirá a otimização do trabalho dos pesquisadores e dos custos, tanto na coleta de dados como nas análises de amostras.

De acordo com o professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, no Rio Grande do Norte, serão avaliados sistemas de produção de tilápias (O. niloticus) em tanques rede em reservatórios. O projeto visa dar continuidade aos projetos de pesquisa que já vêem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água (LIMNOAQUA) e aos projetos de extensão desenvolvidos pela professora Virginia Cavalari.

O projeto objetiva testar em nível nacional índices e indicadores de sustentabilidade ambiental, econômica e social das atividades de aquicultura, tais como cultivos intensivo, semi-intensivo e extensivo de camarões marinho e de água doce, mexilhões, ostras, carpas, tilápias, trutas, pacu, tambaqui, peixes ornamentais, macroalgas, entre outros. Deve-se destacar que esse projeto representa a fase final de um trabalho já iniciado pela iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura, visando desenvolver métodos para avaliar a sustentabilidade da aquicultura brasileira.

Iniciativas semelhantes vêm sendo feitas em vários países, com destaque para o trabalho da Comunidade Européia. Neste contexto, avaliações da sustentabilidade dos sistemas de produção podem se tornar obrigatórios para colocar os produtos aquícolas brasileiros em mercados diferenciados.

De acordo com o professor Gustavo Henrique, a inclusão da UFERSA nesta rede nacional para testar metodologias recentes e inovadoras proporciona condições de inserir ainda mais a Universidade no cenário nacional no que tange as pesquisas na área de Aquicultura Sustentável e Limnologia. O projeto proporcionará ainda uma melhor capacitação de alunos de graduação e pós-graduação da Instituição, além de fornecer informações consistentes para os piscicultores sobre a viabilidade de seus empreendimentos e de como otimizar os seus lucros, levando sempre em consideração as temáticas ambientais, sociais e econômicas.

Nenhum comentário: