quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A DEL MONT NO AGROPOLO MOSSORÓ - ASSU E CIRCUNVIZINHOS

O POTENCIAL DA DEL MONT EM 2006


EMPREGO PARA AGRÔNOMOS 1
Instalada no Vale do Assu no início dos anos 2000, a agroindústria Del Mont Fresh Produce se constitui hoje na principal empresa geradora de empregos para engenheiros agrônomos do Brasil. Atualmente, a empresa possui 35 engenheiros agrônomos trabalhando nas micro-regiões do Vale do Assu, Quixeré e Limoeiro do Norte.

EMPREGO PARA AGRÔNOMOS 2
Na Del Mont Banana, instalada no Vale do Assu (municípios de Assu, Ipanguaçu e Alto do Rodrigues), há 18 engenheiros agrônomos trabalhando em 11 fazendas. Nas micro-regiões de Quixeré, onde está instalada a Del Mont melão, e Limoeiro do Norte (Distrito Irrigado Apodi Jaguaribe), onde está instalada a Del Mont Abacaxi há 17 engenheiros agrônomos, sendo 11 trabalhando com a cultura do melão e seis com a cultura do abacaxi.

BANANA
A Del Mont Fresh Produce é a primeira agroindústria do Agropólo Mossoró-Assu e circunvizinhos a trabalhar um projeto de banana orgânica. O projeto de banana orgânica está sendo desenvolvido numa das 11 fazendas no Vale do Assu e destina-se a atender o mercado europeu. O cultivo de banana orgânica já é uma realidade na Costa Rica, onde a empresa possui muita experiência com o cultivo de banana. A Costa Rica é um grande produtor de banana. Possui 42 mil hectares instalados com a cultura.

ABACAXI
O abacaxi produzido pela Del Mont Fresh Produce é a cultivar conhecida como Gold. A empresa possuía, até o ano passado, o direito de exclusividade. A partir deste ano, outras empresas da região, como a Nolem e a Agrícola Famosa passaram a plantar esta cultivar. Este tipo de abacaxi destaca-se pelo elevado teor de açúcar e pela coloração amarelada da polpa. O pesquisador que trabalhou com o melhoramento da cultivar denominou-a de MD – 2. No mercado internacional já se comenta que pesquisadores da Costa Rica estão desenvolvendo a cultivar batizada de MD – 3.

MELÃO
Para cultivar o melão na micro-região de Quixeré, a Del Mont Fresh Produce utiliza as técnicas mais modernas do mundo. Há um engenheiro agrônomo específico para trabalhar cada fase da cultura, desde o preparo das mudas, passando pelo preparo do solo, até a comercialização. A empresa utiliza água de poços de média profundidade (150 a 200 m) e trabalha, em todas as áreas, com o uso do plástico e de mantas visando a proteçãostico e de mantas visando a proteç as ra, desde o preparo das mudas, passando pelo preparo do solo, at.ltivo de banana org

Nenhum comentário: