quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A EMBRAPA EM MOSSORÓ NO ANO DE 2006 E EM 2008

CENTRO DA EMBRAPA EM MOSSORÓ
Após um ano que as autoridades se reuniram na Fazenda Famosa para discutir a possível instalação em Mossoró de uma unidade da EMBRAPA, surge, oficialmente, o primeiro pesquisador. Trata-se do doutor Marcos Moreira, especialista em Fitossanidade. Ele chegará a Mossoró no próximo dia 26 de fevereiro. Naquela oportunidade a reunião foi uma iniciativa do COEX/Sindicato Rural de Mossoró e Baraúna. A participação dos produtores e de entidades ligadas ao negócio rural foi expressiva. Representou a EMBRAPA o Diretor Executivo Geraldo Eugênio, atendendo a uma reivindicação da Governadora Vilma de Faria em audiência com o presidente Sílvio Crestana. Estiveram presentes os chefes gerais da EMBRAPA Semi-Árido e da EMBRAPA Agroindústria Tropical. O compromisso da EMBRAPA era liberar 10 pesquisadores. A reunião mostrou que a luta iniciada em 2005 está apenas começando. A UFERSA está colocando à disposição destes pesquisadores que irão se instalar em Mossoró a sua infra-estrutura de laboratórios e salas de apoio.
As grandes preocupações dos produtores no momento são: mosca minadora que aumentou em mais de R$ 500 por hectare os custos de produção da cultura do melão, a adoção de um plano de adubação para a cultura do melão e a ameaça de perda de mercado por causa dos resíduos de agroquímicos e pelos altos custos da cultura, que passaram de 8000 reais por hectare para cerca de 15000 reais.
Atualmente a EMBRAPA se faz presente no RN através da EMPARN. A EMBRAPA possui 36 servidores lotados na EMPARN, dos quais 13 são pesquisadores. O Rio Grande do Norte é um dos seis estados da federação que não possui um centro nacional da EMBRAPA. A reitoria da UFERSA e a Diretoria da EMPARN estão defendendo o fortalecimento da EMPARN.

Nenhum comentário: