domingo, 5 de abril de 2009

BARRAGEM DE SANTA CRUZ

BARRAGEM DE SANTA CRUZ: CINCO ANOS SEM PROJETO
Passados cinco anos da inauguração e da primeira vez que a Barragem de Santa Cruz sangrou pouco avanço se observa no benefício do uso daquela água para as comunidades que se encontram ao longo do Rio Apodi-Mossoró e aquelas localizadas próximas a barragem e em cima da Chapada do Apodi. O próprio município de Apodi não tem a água da barragem aproveitada para a sua população.
Em visita à barragem, no último sábado, podemos verificar o estado de abandono. A estrada vicinal que dá acesso a barragem a partir da BR 405 encontra-se abandonada. Os barraqueiros instalados à juzante da barragem trabalham sem nenhuma perspectiva. As barracas não apresentam nenhuma condição de manipular alimentos e não possuem banheiros ou qualquer outra estrutura.
A única mudança visível é a instalação de um pequeno projeto de criação de tilápias na margem direita da barragem. A própria localização deste projeto já é questionada, pois atrapalhará sobremaneira o uso da barragem como pólo turístico.
Na semana passada foram anunciados pelo Governo do RN dois projetos para o uso da água para fins de consumo humano. A adutora Alto Oeste que beneficiará 26 municípios localizados acima da barragem e a adutora Apodi-Mossoró que beneficiará metade da população do município de Mossoró. Em conversa com pessoas da comunidade de Apodi podemos perceber que a população daquela região poderá se posicionar contrário à adutora Apodi-Mossoró. E esse movimento poderá ganhar sintonia caso a adutora venha a ser construída antes do uso da água para a irrigação das pequenas áreas de agricultura familiar instaladas ao longo do Rio Apodi-Mossoró e para a irrigação de projetos de fruticultura em cima da Chapada do Apodi.
No último sábado (04.04.09) a barragem apresentava uma vazão de cerca de 20% do total (cinco metros cúbicos) e a lâmina dágua apresentava um limite de apenas 50 cm para a sangria. Como as chuvas no Alto Oeste estão diminuindo de intensidade, a perspectiva de sangria em 2009 não é boa.
EM TEMPO: O nome Santa Cruz é devido à Comunidade de Santa Cruz localizada vizinha à Barragem.

Nenhum comentário: