quarta-feira, 3 de março de 2010

UFERSA discute Parque Tecnológico de Mossoró

A segunda reunião para criação do Parque Tecnológico de Mossoró aconteceu nesta segunda-feira (1/3), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A reunião foi para definir o modelo de elaboração do edital para a construção do empreendimento que irá ocupar uma área de 100 hectares, dentro da Universidade do Semi-Árido. A reunião com o reitor Josivan Barbosa contou com a participação do deputado federal, Betinho Rosado, parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte, patrocinador da emenda. Para a construção do Parque Tecnológico estão assegurados recursos na ordem de R$ 21 milhões.

Durante a reunião ficou definida a criação de uma comissão e de uma equipe técnica para o acompanhamento e elaboração do edital que deve ser concluído num prazo de 90 dias. Também ficou acertada a vinda a Mossoró do diretor do Parque Tecnológico de Santa Catarina, José Carlos Friates, para falar sobre o processo de implantação de um parque tecnológico.

A ideia inicial é para a criação de um parque voltado para as áreas do agro negócio, mineral e tecnologia da informação. “Com o Parque Tecnológico as universidades e demais instituições de ensino e pesquisa vão aumentar a capacidade de treinamento técnico, consequentemente, aumentar a produtividade da economia regional”, acredita o reitor Josivan Barbosa.

Ao concentrar várias empresas e instituições de ensino e pesquisa, numa determinada área, o parque tecnológico vai agregar conhecimento dinamizando a economia regional, com a expansão de mais oportunidades de emprego para o trabalho qualificado gerado pelas instituições de ensino. Outro benefício é o incentivo para novas oportunidades de negócios como a criação de incubadoras e também a instalação de grandes empresas âncoras.

Para o deputado federal, Betinho Rosado, a parceria com a UFERSA é de grande importância para consolidação desse projeto que irá proporcionar mais desenvolvimento para a região do semiárido. “O Parque Tecnológico de Mossoró é de grande benefício uma vez que vai reunir nas dependências da UFERSA, além do ensino e da pesquisa, empresas de pequeno, médio e grande porte absorvendo a mão de obra que é preparada na universidade”, considerou o parlamentar.

Além do reitor da UFERSA, também participaram da reunião o vice-reitor da UERN, Aécio Cândido; o gerente do Sebrae/Mossoró, João Vidal; a representante da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Nina Rebouças; o representante da Prefeitura de Mossoró, Nilson Brasil, além de técnicos do IFRN e UFERSA.

Nenhum comentário: