domingo, 15 de março de 2009

MANGA NO SEMI-ÁRIDO

PRODUÇÃO DE MANGA NO SEMIÁRIDO CEARENSE
Visitamos no último dia 14 de março a Agrícola JS Saloutti-JS Tropical localizada no município de Jaguaruana – CE. A fazenda é de propriedade do Sr. João Saloutti, tradicional produtor de melão no Distrito de Tomé em Limoeiro do Norte – CE. A fazenda pertenceu a um senhor muito conhecido na região pelo nome de Baquiti. As principais características do agronegócio da produção da manga da Agrícola JS Saloutti – JS Tropical são:
· Área plantada: 300 hectares, sendo 180 em produção.
· Variedades: Tommy Atkins, Palmer, Keitt e Kent
· Mercado: exclusivo para o mercado Europeu. A empresa não possui unidade de tratamento térmico.
· Galpão de embalagem: localizado a 9 km da área de plantio, ligado por estradas vicinais de péssima qualidade.
· Via de exportação: Porto do Pecém – CE
· Produção de mudas: A produção é feita na própria fazenda, usando como porta enxerto as variedades espada e coquinho.
· Produção Integrada: A empresa é certificada pelo Global Gap.
· Acesso: A área de plantio (300 hectares) num total de 1500 hectares está localizada a 4 km do centro de Jaguaruana. A partir da estrada do melão o acesso pode ser feito por uma estrada de terra, localizado antes do distrito de Bom Sucesso.
· Fonte de água: a empresa usa água diretamente do Rio Jaguaribe, com armazenamento inicial em três piscinas.
· Mais informações: CTARN (Centro Tecnológico do Negócio Rural do RN) localizado no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi- árido – UFERSA (ufersa@ufersa.edu.br).

2 comentários:

elisiário disse...

É lamentável que os nossos governantes tenham pouco incentivado a área da fruticultura para exportação. A área é promissora e precisa de recursos para desenvolver e otimizar as áreas irrigáveis, inclusive as de manga.

elisiário disse...

Quero tecer um comentário a respeito do esforço que vem tendo o Professor/Reitor Dr. Josivan Barbosa. Podemos perceber a sua ida a campo, sem olhar o dia e a hora, colocando a mão na massa, no cara a cara, no corpo a corpo.